Marcadores

domingo, 16 de setembro de 2012

REFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA




O termo reflorestamento tem sido utilizado para todo o tipo de implantação de florestas, porém não é correto falar em reflorestamento em uma área que nunca foi coberta por floresta. Por isso, o termo aplica-se apenas à implantação de florestas em áreas naturalmente florestais que, por ação antrópica ou natural, perderam suas características originais. Chama-se "florestamento" à implantação de florestas em áreas que não eram florestadas naturalmente.
Os objetivos podem ser comerciais (produção de produtos madeireiros e não - madeireiros) ou ambientais (recuperação de áreas degradadas, melhoria da qualidade da terra etc.)
Mesmo com todas as ajudas para conseguir parar o desmatamento na região e tentar salvar a nossa linda floresta, ainda é difícil, pois existem muitas partes que já foram muito prejudicadas pelas queimadas e o desmatamento . 


Muitas indústrias madeireiras estão devastando nosso grande verde, liderando o corte de árvores em áreas proibidas. Mas mesmo existindo empresas que querem acabar com a floresta também existem as que querem ajudar pelo menos um pouco.
Essas empresas trabalham com o reflorestamento, ou seja, eles derrubam árvores para a produção, mas plantam árvores em seus lugares. Entretanto, mesmo sendo uma boa ação que poderia ser repetida por muitas outras empresas, o reflorestamento, infelizmente, não recupera a biodiversidade da Amazônia. 

Nenhum comentário: