VEGETAÇÃO: A Cobertura vegetal do Amapá corresponde a vários ecossistemas : floresta de terra firme ,floresta de várzea,mata de igapó,maguezal,serrado ou campo. 
Floresta de Terra Firme: É o ecossistema que ocupa a maior parte dos 70% das terras do amapá e não são atingidos pelas cheias : esse tipo de ambiente é o que apresenta maior diversidade de espécies , destacando-se pelo alto valor comercial destinado à indústrial madeireira,como: maçaranduba, macacauba ,cedro,piquiá,copiúba,acapu,etc. Floresta de Várzea: É o ecossistema que ocupa 5% das terras do Amapá ,caracteriza-se pela influência dos rios,sujeito a inudações apenas por ocasião das enchentes,abriga espécies de grande importância comercial,destinada à indústria madeireira como:pau-mulato,virola,assacu e outros como açaí que tem garantido a sobrevivência das populações ribeirinhas,mas que vivem em constante ameça devido à exploração predatória de empresas. Mata de Igapó: É o ecossistema que se caracteriza pelo alagamento permanente durante o ano todo. Manguesal: É o ecossistema predominante na costa do amapá 2% do estado com presença de árvores chamadas de mangue ,tendo como principal habitante o caranguejo. Cerrado:É o ecossistema camprestre com vegetação herbácea e arbustiva vem sendo ocupada com a silvicultura e sua vegetação vem sendo substituída por espécies exógenas por empresas que vem realizando o plantio de eucalipto e o pinho,causando problemas ambientais ,em termos de biodiversidade de espécies vegetais para medicina e fauna.Não sujeita ás inundações. FONTES: O Amapá em Perspectiva:Uma Abordagem Histórico-Geográfica de Paulo Dias Morais & Jurandir Dias Morais .
2 comentários:
Amigos seria interessante dar uma revisada no texto de nomes que no título está escrito de um jeito e no corpo do texto de outro.
o carinha acima tem razão...
o certo é Cerrado e não Serrado;
e o certo é Manguezal e não Manguesal,
espero ter ajudado. ;)
Postar um comentário